quinta-feira, 24 de junho de 2010

Compilar o FUSE

Estou a construir um Linux de raíz. Estou a usar o manual do Slitaz (poder ver em: http://www.slitaz.org/en/doc/scratchbook/index.html) e entretanto comecei a divergir em determinada parte, porque não quero uma “cópia” do Slitaz mas sim o meu próprio linux.

Mais lá para a frente vou disponibilizar o meu script de construção do meu linux, que batizei com o MiniTux, para vocês poderem também aprender um pouco.

Mas o propósito deste meu post não é falar para já do MiniTux, mas sim de uma questão que me atrasou o projecto e que se prende com a possibilidade de leitura e escrita em discos e particções formatadas em NTFS. A leitura é fácil (fica disponível pelo próprio Kernel), mas a escrita só é possível recorrendo ao NTFS-3G. Mas este pacote depende do FUSE, e este sim deu-me cabo da cabeça.

Eu estou a utilizar o SLAX para compilar e construir o MiniTux, e quando eu compilava o FUSE ele configurava-se para o Kernel do Slax em vez do Kernel que estava a utilizar no Minitux…resultado…quando tentava montar uma partição NTFS no MiniTux dava erro.

Depois de muita pequisa finalmente consegui descobrir como compilar o FUSE para o Kernel diferente do que está a ser utilizado no SLAX (host&build machine). Óbviamente que o Kernel tem de já estar compilado no computador Host que está a ser utilizado para compilar.

Para aqueles que se deparem com o mesmo problema, a seguir indico a receita de compilação do FUSE:

./configure --prefix=/usr --infodir=/usr/shre/info --with-kernel=/home/luis/mtsrcpkg/linux-2.6.31.6 --mandir=/usr/share/man $CONFIGURE_ARGS

make

make DESTDIR=$PWD/_pkg install

Neste caso eu tinha compilado o kernel na pasta /home/luis/mtsrcpkg/linux-2.6.31.6, por isso tive que utilizar a opção –with-kernel=(……).

Depois de compilar o FUSE, basta entrar dentro da pasta _pkg do FUSE para ir buscar o FUSE e copiar para o meu MiniTux.


NOTA: a opção –with-kernel parece só funcionar para a versão 2.7.4 do FUSE.


Abraços e até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário